DO MUNDO MEDIEVAL AO ABSOLUTISMO


O feudo era uma grande propriedade rural, “domínio”, era  a parte da terra reservada ao senhor feudal e toda produção cultivada pelo servo nessa localidade  era destinada à casa principal. Com relação à atividades do servo, analise as seguintes assertivas:

I - Por três dias na semana, o servo a obrigação de trabalhar para o senhor. Essa atividade era denominada corvéia. Matas e pastos podiam ser utilizadas tanto pelo senhor feudal como pelos servos. Desse local retiravam-se lenha ou madeira para as construções, e onde pastavam os animais.

II - Manso servil era a parte destinada aos servos, cada família possuia um lote. Os servos ainda tinham por obrigação destinar metade da  produção cultivada em seu lote ao senhor feudal, obrigação denominada talha.

III - O servo não podia ser afastado da terra em que morava e prestava serviço. No entanto, mantinha a ilusão de que se trabalhasse muito, poderia aumentar a produção de alimentos e ter uma vida melhor.

Estão corretas:


I e III apenas


I apenas


II e III apenas 


I, II e III


I e II apenas

Leia a seguinte frase:

Os reis do Período Absolutista faziam crer que seu poder emanava diretamente de Deus e sua autoridade se dava sobre as pessoas e coisas que estivessem em seus domínios; as pessoas precisavam crer que a organização da sociedade, a forma como ela se colocava em termos materiais respondia à vontade de Deus e que essa organização era racional e justificada.

 

Sobre o período absolutista na Europa, analise as seguintes assertivas:

 

I - Os Estados tinham poder sobre seus cidadãos de diversas maneiras: capacidade de impor e cobrar impostos, estabelecer direitos e deveres, massificar a educação e a capacidade de fazer a guerra, legitimando seu poder.

 

II - Os monarcas precisavam do apoio da sociedade para poder governar da forma que lhes interessasse. Mas também, recebiam pressões, precisavam firmar acordos para estabelecer um equilíbrio de forças, de forma a se manter no poder.

 

III - O Absolutismo consistiu em uma forma de governo em que o poder é centralizado na figura do monarca, que o transmite hereditariamente.

 

IV - O absolutismo não se instalou como uma unanimidade, cada Estado que o adotou assumiu diferentes formas, apresentando-se mais ou menos centralizado. 

 

Pode-se dizer que estão corretas as alternativas:


I, II e III apenas


III e IV apenas


II e III apenas


I e II apenas


I , II, III, IV

Páginas: 1234567